Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de março de 2011

Simbolo da Bioogia e seu Significado



Na simbologia das formas, o CÍRCULO representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. Também representa o movimento, a atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos biólogos.
O AZUL, usado de forma mais clara no círculo, é uma cor profunda e calma, que a principio representa a água, mas que também passa a idéia da maturidade. O azul também é a cor da biologia.

A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia. A base de sua estrutura forma um ESPERMATOZÓIDE, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda a sua complexidade – a essência da profissão do biólogo.
Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base do estudo dos biólogos, a natureza é representada pelas folhas na base do círculo. Sua cor, não poderia ser outra, senão o VERDE, pois é a cor universal para a representação da natureza, passando a idéia de frescor, harmonia e equilíbrio.
A ESPIRAL, que se encontra dentro de uma das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso. O biólogo deve sempre buscar novos estudos e pesquisas que possam atualizar seus conhecimentos e acrescentar informações úteis a sua profissão. Esse elemento também possui uma interpretação subjetiva, podendo ser traduzido de diferentes formas, como por exemplo, a representação de um caracol ou da asa de uma borboleta, mostrando a interação do biólogo com a biodiversidade e o Planeta, na busca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.