Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2011

Tucuruí está doente.


A coluna “Repórter Diário”, do “Diário do Pará”, edição de hoje, coloca questões críticas ao prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira, e seu secretário de Saúde.
O prefeito de Tucuruí é do PPS, aliado do governo do Estado, mas, o seu secretário de saúde, Charles Tocantins, lançou uma chapa para concorrer, contra o candidato do governo, ao Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Consems).
O “Repórter Diário” farpeia: “Muitos prefeitos avaliam que a chapa seria uma continuidade do governo petista de Ana Júlia Carepa, já que Tocantins ocupava na gestão passada cargo de alto escalão.”.
Em seguida, o “Repórter Diário”, vai ao fígado do prefeito Sancler Ferreira, discorrendo sobre a situação calamitosa da saúde em Tucuruí:
“Aliás, a vitrine de Charles Tocantins está trincada: chovem denúncias de irregularidades e má gestão na Secretaria de Saúde de Tucuruí. Sancler Ferreira colocou o hospital municipal dentro do Hospital Regional, a 13 quilômetros de distancia da cidade, dificultando o acesso dos pacientes. A rede básica é péssima: faltam remédios e médicos. O fumacê de combate à dengue inexiste. Gestantes estão morrendo de parto junto com seus bebês. Apesar do descalabro, recursos do SUS continuam chegando ao município.”.
Quando o prefeito de Tucuruí transportou o Hospital Municipal para dentro do Hospital Regional de Tucuruí, fui informado de que a medida era temporária, até que se reformasse o prédio do Hospital Municipal.
Se a medida, todavia, foi tomada com intenção de permanência, o prefeito comete um gravíssimo equívoco que precisa ser reparado: o município recebe recursos e precisa prestar os serviços que o hospital municipal prestava, em prédio próprio.
Fonte; Parsifal.5.0