Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de abril de 2011

Presidente da Vale será Murilo Ferreira

São Paulo. Os controladores da Vale escolheram o executivo Murilo Ferreira como presidente da maior empresa privada do País e segunda maior mineradora do mundo. Ele substitui Roger Agnelli, que em julho completaria dez anos no cargo. A escolha surpreendeu o mercado. O mais cotado era o diretor-executivo de Metais Básicos da companhia, Tito Martins.
Ferreira é ex-funcionário da Vale. Trabalhou na companhia duas vezes. Na última, de 1998 até 2009, quando presidia a Vale Inco no Canadá. Segundo fontes que acompanham o processo, Ferreira era o candidato da presidente Dilma Rousseff. Os dois se conheceram quando ele era presidente da Albrás, fabricante de alumínio, e Dilma, ministra das Minas e Energia. A vale teve lucro de R$ 30 bilhões no ano passado e tem R$ 24 bilhões no orçamento para investir neste ano.
Formalmente, o nome de Ferreira deve passar pelo conselho de administração da holding que controla a Vale e precisa ser aceito pelo novo conselho de administração, que será aprovado em 19 de abril. No mês que vem, o conselho, renovado, sacramenta a escolha dos acionistas. Na prática, ele já é o novo presidente.