Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Tudo pronto para o 3º Salão do Livro da Região do Lago de Tucuruí



O Salão do Livro da Região do Lago de Tucuruí já entrou definitivamente no calendário cultural de Tucuruí
 De 25 de junho a 4 de julho acontece em Tucuruí a 3ª edição do Salão do Livro da Região do Lago de Tucuruí. Atrações culturais, entre espetáculos de teatro, música, oficinas, palestra, sessões de autógrafos, contação de histórias, mostra de cinema paraense, bate-papo com escritores, além da feira de livros com 27 expositores compõem a programação dos 10 dias do evento.
Este ano, o patrono e homenageado será o escritor e poeta paraense Dalcídio Jurandir e abertura acontece na próxima sexta-feira. O 3º Salão é uma promoção do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Eletrobras Eletronorte, que cede todos os anos o Complexo Cultural da Eletrobras Eletronorte, na Vila Permanente, para sediar o evento. 
A 3ª edição do Salão do Livro terá atividades para todos os gostos, com o objetivo principal de formar novos leitores, além de estimular e capacitar educadores e agentes culturais.
Chamar a atenção da comunidade quanto à importância da leitura também é um dos objetivos do evento. Sendo o foco a educação, uma vasta programação com diversas palestras e atividades educativas foi preparada para alunos e professores.
Além das atividades voltadas para o público estudantil, acontecem debates, leituras do vestibular, Fala Sério (palestras para o público adolescente), contação de histórias (público infantil), além de oficinas e apresentações de teatro, dança e música. 
O Salão deste ano quer valorizar os artistas locais e a intenção é divulgar os trabalhos dos poetas, escritores, grupos de dança, de teatro e manifestações culturais dos municípios que compõem a Região de Integração do Lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, que compreende os municípios de Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá e Pacajá. São esperados ainda, dezenas de visitantes dos municípios de Tailândia, Belém, Nova Ipixuna e Marabá, seguindo a meta do governo do Estado que quer descentralizar cada vez mais o evento ligado a Feira Panamazônica do Livro. O Salão do Livro hoje é realizado em Tucuruí e Santarém e a meta é organizar novos Salões nas 13 regiões de integração do Estado para aumentar o nível cultural nos 144 municípios.
Cerca de R$ 250 mil estarão disponível para os professores da rede estadual de ensino de sete municípios para aquisição de material didático, de pesquisa e literário. O Credileitura este ano disponibilizará uma cota de R$ 200,00 para cerca de 1200 educadores incentivando e garantindo o volume de negócios durante o Salão.
A presença do rapper MV Bill e do educador e escritor Celso Antunes estão confirmadas. Na grade programática do Salão acontecerão ainda homenagens, mesas redondas e palestras sobre os povos africanos que falam a língua portuguesa. As inscrições para as oficinas abertas ao público acontecem até o próximo dia 26 nas dependências do colégio Raimundo Ribeiro de Souza.
Educação, cultura e responsabilidade social
O Salão do Livro da Região do Lago de Tucuruí já entrou definitivamente no calendário cultural do município e da região do Lago de Tucuruí.
Desde 2008, o evento transforma Tucuruí em pólo da leitura e da cultura, por promover oficinas, palestras, encontros literários, exibição de filmes e apresentações culturais de dança, teatro e música.
A Eletrobras Eletronorte investe em educação e cultura por entender que essa ação é a verdadeira responsabilidade social na qual a Empresa está alinhada.
O Salão é uma grande oportunidade de divulgação e de conscientização da importância da cultura. Cerca de 100 mil visitantes são esperados durante os 10 dias do evento deste ano. (Ascom Eletrobras Eletronorte)