Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 4 de setembro de 2010

Lula: ‘Cadê o tal sigilo que não apareceu até agora?’

Apu Gomes/Folha

"Ninguém precisa tentar transformar a família em vítima. Cadê esse tal de sigilo que não apareceu até agora? Cadê? Cadê o vazamento das informações?"

Lula converteu José Serra em protagonista de um comício pró-Dilma Rousseff realizado em Guaruhos (SP), neste sábado (4).

Sem mencionar-lhe o nome, Lula bateu em Serra com rara desenvoltura. Seu discurso rodopiou ao redor do ‘fiscogate’.

"Do outro lado, nós temos um adversário que o bicho anda com uma raiva de eu não sei o quê", disse Lula, antes de sapecar a pergunta exposta lá no alto.

Chamou o rival de sua pupila de propagador de lorotas: "Mentira tem perna curta. Quando as pessoas começam a mentir descaradamente...”

“...Quando começam a procurar alguém para responsabilizar pelo seu fracasso, aí a coisa não fica bem".

Tratou Serra como asfixiado. Evocou o caso da violação do sigilo fiscal de Verônica Serra. E disse que, ao vitimizar a família, o oponente porta-se como afogado:

“É próprio de quem não sabe nadar cair na água e se debater até morrer afogado”.

No dizer de Lula, a propaganda eleitoral de Serra, agora centrada no caso da Receita, destila “raiva”. Está "baixando o nível". O timbre é "rasteiro".

Acha que os humores de Serra tendem a se tornar ainda mais azedos: "Nosso adversário vai ficar muito nervoso se tomar uma surra da Dilma".

Em contraposição “à raiva”, disse que a campanha de sua pupila é exemplar: "Vamos ganhar essa eleição sem ofender uma única vez nosso adversário".

Dilma não deu as caras no comício. Encontra-se em Porto Alegre. Dedicou o sábado à filha, que está na bica de convertê-la em avó.

A candidata foi representada no palanque pelo vice, Michel Temer (PMDB). Lá estavam também os aliados que disputam votos em São Paulo.

Lula pediu votos para Aloizio Mercadante (PT), candidato ao governo paulista; e para os dois postulantes ao Senado da chapa: Marta Suplicy (PT) e Netinho (PCdoB).

"A Dilma não pode passar o que eu passei no Senado. Eles não eram oposição, tinham ódio".

O presidente ostentava uma tipóia no braço. Teve de recorrer à peça por conta de um ataque de bursite, moléstia que o incomoda de tempos em tempos.

Afora a bursite, nada parece incomodar Lula. Sem sem candidato, tornou-se personagem central da própria sucessão.