Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aécio move ação judicial contra petista: ‘R$ 500 mil’

  Folha
O senador tucano Aécio Neves levou às barras dos tribunais o deputado petista André Vargas, secretário de Comunicação do PT federal.
O processo foi aberto em outubro do ano passado. Só agora, porém, a notícia veio à luz. Na ação, o grão-duque do tucanato pede indenização de R$ 500 mil.
Aécio acusa Vargas de tê-lo caluniado ao afirmar, em plena campanha presidencial, que ele mandara confeccionar um dossiê contra José Serra.
A encrenca é subproduto do dossiegate, como ficou conhecido o caso da quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB e da filha de Serra, Verônica.
Extraídos das máquinas da Receita, os dados fiscais foram parar em documento que circulou no comitê eleitoral de Dilma Rousseff.
Em notas penduradas no twitter, Vargas atribuiu as violações fiscais a uma suposta encomenda de Aécio ao repórter Amaury Ribeiro Jr..
Vargas insinuou que o petista Fernando Pimentel, amigo de Aécio, levou os dados para dentro da campanha de Dilma.
Pimentel, hoje ministro do Desenvolvimento, desmentiu Vargas. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, pediu à PF que inquirisse Amaury Jr..
Ouvido pela polícia, o repórter admitiu que pagara pelos dados extraídos ilegalmente dos computadores do fisco. Disse que realizava uma apuração jornalística para o diário 'Estado de Minas'.
Declarou que as informações foram furtadas de seu laptop num flat de Brasília. Atribuiu o furto ao petista Rui Falcão, da coordenação da campanha de Dilma.
Na versão de Amaury, o jornalista Luiz Lanzetta, contratado pelo PT, o havia procurado para integrar um grupo de inteligência do comitê de Dilma.
Embora alegue que não chegou a trabalhar para a campanha, Amaury participou de reunião em que se tentou estruturar um esquema de espionagem.
O encontro foi às manchetes. Um delegado aposentado da PF, Onézimo de Sousa, disse ter recusado oferta monetária para bisbilhotar Serra.
Exposta no noticiário, a estratégia foi abortada. O PT rescindiu o contrato com Luiz Lanzetta. A PF abriu um inquérito, mas, até hoje, não divulgou os resultados.
É contra esse pano de fundo que corre o processo em que Aécio Neves reivindica reparação pelos danos morais que André Vargas lhe causou.
O petista despejou em seu microblog coisas assim: "Eles [os tucanos] privatizam, mandam dinheiro para o exterior... O Aécio produz dossiê contra o Serra e o PT é culpado?".
Ou assim: "Quem produziu o dossiê foi o Aécio, com sua vontade de disputar a Presidência".
Agora, Vargas tem a oportunidade de provar as acusações em juízo. Se não conseguir, talvez seja sentenciado a levar a mão ao bolso.