Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Duas toneladas de pescado são apreendidas em Tucuruí

Fonte: Google Images (guiadapesca.com.br)O Ibama apreendeu, nesta quinta-feira (3), duas toneladas de pecado em Tucuruí, sudeste paraense, durante uma fiscalização rotineira. A busca ocorreu no mercado da cidade e seguiu para o porto de Tucuruí.
Espécies como filhote, tucunaré e dourada estão entre os peixes apreendidos. De acordo com Leonardo Tomaz, analista ambiental do Ibama, essa operação é de combate ao comércio ilegal de pescado. ‘Nós fazemos essa fiscalização continuamente e esses peixes foram apreendidos porque eles estão no período de reprodução, ou seja, a comercialização do dia primeiro de novembro até do próximo dia 28 está proibida por lei para que eles reproduzam’, explica.
Além do pescado, uma embarcação que transportava 700 quilos de peixe também foi apreendida. O Ibama autuou pescadores e vendedores do mercado. Segundo Leonardo, o reconhecimento dessas pessoas foi feito através do registro que eles têm no mercado. ‘Eles tentaram fugir, mas nós conseguimos identificar pelo número do CPF. Cada um deles irá pagar multa de R$ 20 por cada quilo apreendido’, afirma.
A fiscalização do Ibama é feita a cada 15 dias no rio Tocantins e esse trabalho se intensifica no período de reprodução das espécies.
Fonte: Portal ORM